Veja abaixo as Universidades e Colleges que a Birds oferece na Alemanha









Na Alemanha as universidades públicas são gratuitas para estudantes internacionais. Porém é necessário que o estudante apresente diversos requisitos, tais como bom desempenho acadêmico no Ensino Médio e proficiência no idioma alemão.

O Studienkolleg é o correspondente alemão do programa de Foundation ou de Pathway dos países anglo-saxões. A Birds tem parceria com a DID Deutsch Institut, que oferece o Pathway e pacote de colocação para programas universitários.

Geralmente o Studienkolleg é uma instituição diretamente ligada a uma instituição de ensino superior. Não há possibilidade de se inscrever diretamente, e sim indiretamente, através de uma universidade ou de uma politécnica, por exemplo.



Os passos para ingresso são os seguintes:





Primeiramente se envia todos os documentos ao Did Deutsch-Institut para uma avaliação (histórico com notas e certificados)


Após a avaliação das notas o aluno pode receber o aceite, e o próximo passo é a inscrição no Did Deutsch-Institut no programa de University Placement


O aluno necessita ter o nível mínimo de B2 para poder se inscrever no curso Pathway da DID.


Chegando na Alemanha





Neste ponto é importante que o aluno já tenha pesquisado universidades e cursos que deseja cursar. O diretor pedagógico da Did vai prover orientação para a matrícula e os trâmites para fazer a aplicação.

Durante o curso de alemão, o aluno tem que se preparar para o teste de admissão do Studienkolleg designado pela universidade. Há geralmente um prova de língua alemã e de matemática (Aufnahmetest).

Depois do curso de alemão se faz a prova.

Caso passe nessa prova:





A Did termina programa de colocação universitária. O aluno, sendo aceito, estende seu viso, trocando-o de turista, ou de estudante de línguas, para visto de estudante universitário.

O aluno tem agora que estudar um ano de matérias relevantes ao seu curso e realizar ao final do primeiro ano o teste final de ingresso (Feststellungsprüfung).

É importante ressaltar que as notas tem que ser muito boas, pois só os melhores são escolhidos e finalmente admitidos nas Faculdades.

É possível ainda aplicar para uma transferência universitária após a conclusão de dois semestres no Brasil, necessitando para isso a proficiência do alemão e os documentos de conclusão de Ensino Médio e do curso universitário no Brasil. A Did pode também neste caso oferecer o Pathway caso o aplicante necessite melhorar o seu nível de alemão.

Se quiser mais informações de quais são as melhores para o curso que você pretende, ligue pra Birds!